Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Aventuras culinárias

Mal começou o ano e já fiz dois pudins! Quem me conhece sabe que culinária não é exatamente meu forte, e, no entanto, tenho certo orgulho em dizer que meus pudins deram certo! Ok, o primeiro, de nozes, quase queimou e eu ainda acho que teria saído melhor sem chocolate. Acontece que não quis arriscar. Todas as receitas que encontrei na internet teimavam em dizer que era para botar chocolate, então, acabei acatando à sugestão. Da próxima vez, não ponho. Bastam as nozes e o gosto do leite condensado. Foi bom porque aproveitei as nozes da cesta de fim de ano da empresa. Não todas, obviamente, já que uma parte substituiu a castanha na caponata de berinjela que pedi à Nena para fazer no Natal. Aquilo, sim, ficou bom demais...

O pudim seguinte acabou em poucos minutos, ainda meio morno, no almoço que oferecemos ontem lá em casa. O cardápio? Frango defumado com abacaxi (que não me atrevi a desfiar nem a misturar, responsabilidades da Marinalva e da minha mãe), tender besuntado de manteiga e mel com molho de maçã (esse, sim, "culpa" minha!), arroz da minha sogra e farofa de ovos com bastante cebola, feita pelo meu pai. Sucesso absoluto de público e crítica. Se bem que família é sempre meio suspeita, né? A única coisa que atrapalhou um pouco o almoço foi o calor que assola o Rio de Janeiro. Não há circulador de ar que dê jeito!

Aos interessados, seguem aqui as receitas:

Pudim de leite condensado

1 lata de leite condensado
1 lata de leite
3 ovos
1 pires de nozes (ou não)

Calda: 5 colheres de sopa de açúcar + 5 colheres de sopa de água

Caramelize a forma em fogo brando. Deixe esfriar. Depois é só bater o leite condensado, o leite e os ovos (além das nozes, se desejar), jogar em cima e levar ao forno médio, em banho-maria, por cerca de 50 minutos. Na dúvida, espete um palito para ver se sai sequinho. Para desenformar, é só deixar esfriar (pode ser na geladeira ou até no congelador, se o tempo for curto), soltar as bordinhas, aquecer a parte de baixo (da calda) por alguns segundos e virar (com cuidado) no prato em que for servir.

Frango defumado com abacaxi

1 frango defumado desfiado
1 lata de abacaxi em calda
200 g de passas
1/2 caixa de creme de leite
3 colheres de sopa de maionese

Cortar o abacaxi em cubinhos e misturar tudo. O segredo está no equilíbrio entre creme de leite e maionese. Acho que deve ficar bom com banana, amêndoa e um tiquinho de curry ou mostarda. Se alguém se atrever a testar, me conte.

Tender com manteiga e mel

1 tender "bolinha" (suíno)
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de mel

Misturar o mel e a manteiga. Fazer cortes (não muito profundos) em formato de losangos na superfície do tender e espetar cravos nos vértices. Besuntar o tender, que deve estar descongelado, e levar ao forno médio por uns 30 minutos.

Molho de maçã

1 maçã picada
1/4 de xícara de água
5 colheres de sopa de mel
Suco de 1 limão
3 cravos

Levar ao fogo e deixar apurar por uns 10 minutos.

Caponata de berinjela

5 berinjelas
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
200 g de castanha (pode ser substituída por qualquer oleaginosa, como nozes ou amêndoas)

Tempero a gosto: sal, azeite, vinagre, alho, cebola e orégano

Cortar a berinjela e os pimentões, misturar tudo. Juntar a castanha e temperar com sal, vinagre, azeite, alho, cebola e orégano a gosto. Lembre-se: tempere mais fartamente do que se fosse uma salada e leve ao forno. Depois de uns 45 minutos de fogo alto, tire, mexa tudo e leve ao forno novamente, vigiando pela janelinha até que os contornos comecem a ficar meio douradinhos (o tempo, claro, depende da quantidade, assim como do calor do seu forno).

Bem, é isso. Não sei cozinhar e agradeço por ter a Nena por perto, bem como a minha mãe (se bem que cozinha também não o forte dela), a Marinalva e a Neuza. Mas, além de gostar de procurar receitas na internet, tenho sorte de geralmente ter sucesso no que experimento. Essas receitas aí de cima eu garanto: dão certo.

4 comentários:

Mari disse...

Hmmmmm!!! Receitas, amo receitas. Adoro cozinhar!
Beijo.

Beatriz Fontes disse...

Eu adoro receitas fáceis, já que não tenho grandes talentos para a cozinha... Quem sabe um dia? ;-)

FARIDA LOPES PIRES disse...

Faz um pudim desses aí pra mim? eu vou na sua casa comer e levo a Coca-cola light...hehehheh

Beatriz Fontes disse...

Tá combinado. É só marcar... ;-)