Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de julho de 2006

A constatação do óbvio: 'fast food' engorda!

Cena clássica...

No último domingo, tomei coragem e assisti ao tão falado “Super Size Me – A Dieta do Palhaço”, de Morgan Spurlock. Há tempos tinha o dvd em casa, prontinho para assistir, mas… Antes tarde do que nunca, não é mesmo? Todo mundo sabe que comer fast food não é um hábito saudável. E, além disso, todos sabem que o McDonald's é a principal referência no assunto. Entretanto, encarar isso de frente não é nada fácil. Nesse mundo imediatista em que vivemos, parece ser demais pedir às pessoas que pensem minimamente a respeito de qualquer coisa. Principalmente, sobre o que comem diariamente.

Não pretendo deixar de comer no McDonald's. Acho que, desde que não haja excesso, não faz tão mal assim. Entretanto, preciso confessar que as batatas fritas que não apodrecem (veja os extras do dvd!) me assustaram bastante… Além do mais, foi terrível ver os estragos causados por uma alimentação rica em gordura. Spurlock engorda horrores! E as taxas dele aumentam abusivamente. De indivíduo saudável transforma-se em doente. Impressiona.

Em minha opinião, o único defeito do filme é enfocar apenas o McDonald's. Spurlock até justifica a escolha, por sua representatividade (já que que se trata da cadeia mais poderosa do mundo), mas ainda acho que o debate poderia ser mais amplo. Afinal, mesmo em casa, as pessoas têm se alimentado cada vez pior. Frituras, comidas congeladas etc. Nada impede, porém, que o debate se amplie aqui fora, não é mesmo?

Lamento muito que o processo inverso – de emagrecimento e desintoxicação – não tenha rendido um outro filme. Seria excelente! Afinal, todo mundo sabe como fazer para engordar… O resultado do experimento era até bastante óbvio. Por mais que os médicos que acompanharam Spurlock não imaginassem resultados tão contundentes… Mas, fala sério!!! O que me intriga é como fazer para reverter o quadro… Por isso, Spurlock, quero ler seu livro! Será que já foi lançado por aqui??? Eu, que não costumo comprar livros de dieta, talvez adquira o seu.

Nenhum comentário: