Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Tijuca, sim

Olha, eu sei que a Tijuca é um bairro violento, que não podemos fechar os olhos para as mazelas que nos cercam, que o trânsito é de lascar, que os camelôs fazem a maior bagunça na General Roca... Sei também que existem buracos da Cedae e da CEG pelas ruas... Enfim, sei de tudo isso. Estou cansada de saber, na verdade. E, embora eu ache que é preciso falar sobre o assunto – para extravasar e, principalmente, para tentar resolvê-lo –, quero deixar registrado aqui que eu não agüento mais ler e ouvir sempre as mesmas opiniões a respeito.

Até parece que não acontecem outras coisas pelo bairro! Boas, inclusive. Quando aparecem nos jornais têm sempre um tom de release... Desculpem, mas essa é a impressão que tenho. Parece que nem se dão ao trabalho de apurar a notícia, publicam qualquer coisa... Poxa! Sei que dá trabalho e que a culpa nem sempre é do jornalista, mas será que é tão difícil assim mudar o foco!? Gostaria que falassem da cultura, dos costumes, de qualquer coisa que ajudasse o tijucano a recuperar um pouco do seu orgulho... Cito aqui alguns exemplos bacanas:

1) Praça Saens Peña. O filme, com roteiro e direção de Vinícius Reis, conta a história de uma típica família tijucana, que vive num apartamento no coração da praça Saens Peña. Paulo (Chico Diaz) é professor de literatura do colégio São José, Teresa (Maria Padilha) trabalha numa lanchonete ali no Shopping 45 e a filha deles, Bel (Isabela Meireles), está para fazer vestibular e passa o tempo livre na praia da Barra. Uma proposta de trabalho oferecida a Paulo gera várias crises e põe em risco um casamento de 20 anos. O elenco é formado, ainda, por nomes como Gustavo Falcão, Guti Fraga, Maurício Gonçalves e Aldir Blanc. Tempo de Menino, composta por Pedro Luís, é o tema musical.

Paulo, Teresa e Bel: uma típica família tijucana

Tive o privilégio de assistir à primeira exibição de Praça Saens Peña no Festival do Rio 2008, às 22h30 do último domingo. É realmente muito bom. Sua fidelidade ao bairro é tanta que, apesar de se tratar de uma ficção, chega a parecer um documentário. Estão lá o que há de bom e o que há de ruim em se morar na Tijuca. Infelizmente, o Festival está chegando ao fim, e o filme foi programado para apenas três sessões. Para quem não conseguiu assistir, um alento: Praça Saens Peña deve entrar em circuito comercial no 1º semestre de 2009, às vésperas de a Tijuca completar 250 anos. Esperemos.

2) Buteco do Edu. Eduardo Goldenberg é polêmico, do tipo que as pessoas amam ou odeiam. Encaixo-me no primeiro grupo, depois de já ter trocado vários e-mails desaforados com ele. Entendo, por isso, os que se encontram no segundo grupo. Mas o fato, realmente, é que o sujeito é brilhante e escreve muito bem. Nunca vi alguém tão apaixonado pela Tijuca, e embora pense que isso, muitas vezes, beire a insanidade, recomendo a todos a leitura de seu blog. Seus roteiros – turísticos(?) – tijucanos são uma leitura deliciosa e acho lamentável que fiquem restritos a tão poucos leitores. Vejam por si mesmos se tenho razão ou não.

Nenhum comentário: