Pesquisar este blog

domingo, 18 de julho de 2010

Tá rolando o Anima Mundi 2010!!!

Gente! E foi dada a largada... Começou o Anima Mundi 2010! Quem já foi? Eu resolvi garantir e fui correndo para o CCBB na própria sexta-feira. Saí mais cedo do trabalho e consegui uma sessão às 17h30, de um troço chamado Curso 1, cujo propósito não entendi muito bem até agora. Algumas ideias eram bem interessantes, mas de resto a sensação era de ser algo em desenvolvimento mesmo. Depois, comprei ingresso para a sessão de Curtas 11, às 19h, que achei bastante boa. Gostei de todos, acho. Chato que foi na Praça Animada, espaço que solucionou a questão de assentos para o festival, mas que é bastante desconfortável. Ô cadeirinha ruim, viu!?

 Programa imperdível: até 25 de julho, no Rio de Janeiro

Acham que parei por aí? Que nada... Mesmo sabendo que teria aula no dia seguinte e preocupada com a chuva torrencial que desabava sobre a cidade, comprei um ingresso para as 21h. Flávio veio me fazer companhia e, depois de um café com muffin na cafeteria do CCBB, rumamos para a mesma Praça Animada de onde eu havia acabado de sair... Fiquei louca quando vi a programação. Eu simplesmente PRE-CI-SA-VA ver aquele longa: Boogie, el aceitoso


Costumo dizer que minha pós em tradução de espanhol não tem servido para nada, mas esta é uma meia-verdade. Na aula de legendagem, fomos apresentados a este filme, baseado na obra de um espanhol chamado Fontarrosa. Cheguei a fazer as legendas para o início do longa, mas taí um troço realmente trabalhoso. Quando falam em legendagem, as pessoas simplesmente não imaginam a trabalheira que dá. Desisti logo no início, mas fiquei doida para ver o filme inteiro. Claro que poderia tê-lo visto no meu próprio computador, já que o espanhol não é um entrave para mim, mas não estava a fim de ver sozinha... Então, o Anima Mundi veio bem a calhar.

Assassino de aluguel, frio e sem misericórdia, Boogie é um personagem violento, machista e sádico. Seu maior orgulho são as chacinas de que participou, no Vietnã e no Golfo. Adaptado pelo argentino Gustavo Cova, o filme tem 1h22 de duração. A combinação de um humor bruto e sem concessões a um roteiro ácido e inteligente é um convite: desfruta-se de uma profunda dose de ironia e de uma violência tão extrema que é impossível não rir. Não, decididamente não é para quem estômago fraco, mas vale a pena assistir. E, para isso, o melhor é aproveitar o Anima Mundi mesmo, cujo ingresso custa módicos R$ 6 (ou R$ 3!, para os que pagam meia).

Veja, abaixo, os locais e horários de exibição (extraídos do site do festival):

Centro Cultural Correios - Praça Animada
    16/07/2010-21h    23/07/2010-21h
Unibanco Arteplex Botafogo
    17/07/2010-22h
Cinema 1 CCBB RJ
    20/07/2010-17h30
Fund. Memorial da América Latina - Sala 2
    29/07/2010-23h
Fund. Memorial da América Latina - Sala 1
    30/07/2010-20h
Cinema Odeon BR
    24/07/2010-20h

A quem interessar, segue matéria do Globo sobre o fime: Tratado como obra-prima na Europa, o filme 'Boogie, el aceitoso' parodia o herói Dirty Harry, imortalizado por Clint Eastwood.

PS: Sair do Anima Mundi, à noite, já não é mais um problema. A organização do festival oferece, agora, um ônibus até o metrô da Cinelândia para quem ficar para as sessões noturnas. O serviço é gratuito e basta apresentar o canhoto do ingresso para embarcar. Excelente ideia, não?

Nenhum comentário: